top of page
Buscar
Foto do escritorGustavo Fiusa

NEXUS, NFT timeless e SP-ARTE

Newsletter #3


O novo projeto de Luca Benites NEXUS está prestes a ser lançado em São Paulo pela DAN Galeria durante um solo show na SP–Arte 2022. Cidade, aliás, que o artista adotou como segunda casa, já que vive entre Barcelona e São Paulo.

NEXUS, 2022.


Nesta instalação, Luca apresenta uma composição geométrica montada de forma harmoniosa simbolizando conexões, na qual o artista deixa em evidência a importância das pessoas que transitaram pela sua vida. A obra está composta por 99 peças de latão maciço banhadas em ouro e que remetem a “uma pequena cidade pensada quase como uma cronologia de acontecimentos, que se desenrolam de forma concreta com base na pura geometria e harmônia das formas, todas interconectadas entre si", segundo o artista.

Aurelien Le Genissel, reconhecido curador francês, destaca que NEXUS propõe “uma espécie de cronologia geométrica dos acontecimentos, uma biografia material e simbólica cujo significado emerge da [inter] relação de experiências concretas lidas como um mapa visual, um código enigmático ou uma cidade interior, tal como explica o próprio artista”.

NEXUS, 2022.


Luca é um artista contemporâneo em constante crescimento pessoal, espiritual e profissional e os últimos 20 anos são reflexo da sua trajetória no mundo das artes.Com exposições em importantes galerias, centros de arte, feiras internacionais e museus de vários países, Luca passou a ter uma maior repercussão internacional com o seu projeto FOGO (2017). Nele, o artista queima seu acervo de 20 anos, 298 obras entre quadros, pequenas esculturas, maquetes e fotografias e passa a produzir à partir das cinzas resultantes da queima.


Os relacionamentos pessoais, profissionais, momentos importantes de sua vida, artistas que serviram de inspiração, a arquitetura e o seu papel na carreira como artista, se manifestam através de NEXUS.



 


NFT's e o mercado das artes: uma nova forma de conceber a produção artística à partir de padrões contemporâneos.


Mais uma proposta de reflexão sobre o tempo e a vida: timeless

A arte contemporânea está aí para nos trazer surpresas a cada dia que passa e não apenas por meio de obras escultóricas ou intervenções arquitetônicas, mas também como meio de transformação social, reorganizando pensamentos e ressignificado de conceitos. Uma dessas gratas surpresas da arte acaba de ocorrer a algumas semanas atrás, quando o artista Luca Benites trouxe a proposta de um projeto disruptivo por meio de uma NFT. O NFT (non-fungible tokens) é um ativo digital excepcional e impossível de se modificar, excluir ou editar. Por isso mesmo é considerado valioso. A comercialização de NFT's se dá por meio de plataformas digitais exclusivas para este tipo de negociações. São os chamados marketplaces, específicos para esse tipo de token e que funcionam como vitrines onde investidores ou colecionadores deixam seus tokens expostos para receberem ofertas de compra, podendo assim negociá-los.

Luca traz um projeto no qual a proposta é justamente colocar em ênfase a nossa efemeridade, nos ajudando a pensar em questões do dia a dia com simplicidade, através do nosso próprio tempo e finitude, segundo o artista. Desde 2017 com seu projeto FOGO deu início a uma nova etapa de sua vida, tendo o tempo e o valor que nós damos a ele como um dos temas principais de suas produções. Em plena ascensão no mundo da arte contemporânea e se antecipando a um maneira diferenciada de produção e comercialização artística, Luca lançará em breve sua primeira obra NFT, timeless por meio do marketplaceOpenSea.


Em timeless, a obra nasce, se desenvolve por um curto período e logo desaparece, assim como o próprio artista coloca: ”nascemos e nos desenvolvemos e, depois de um tempo, desaparecemos”. De certa forma, Luca desconstrói o conceito de perpetuação e eternização, só que desta vez em vez de queimar suas obras, ele usa a tecnologia de um NFT dinâmico que tem uma duração de apenas 30 dias, tornando sua mensagem efêmera e que vai se decompondo ao longo deste tempo. Segundo o artista “o projeto propõe um tipo de conexão com o presente e convida o espectador à reflexão do que poderá acontecer ao término desses 30 dias. À medida que o tempo passa a palavra, progressivamente, começa a desaparecer".


Este projeto é uma série de 120 obras digitais em formato de NFT acompanhadas por 120 exemplares físicos assinados pelo artista e numerados que serão geridos no momento exato do click na compra. A última obra da série será leiloada e será um conjunto composto pelas 120 imagens que integram o projeto total timeless, do dia 1 ao dia 30. O projeto timeless foi desenvolvido pelo artista e sua equipe, com a participação de profissionais internacionais e em parceria com a DAN Galeria, que tem representação exclusiva no Brasil, apostando neste novo mercado de obras digitais e lançando em exclusividade o primeiro NFT de toda sua história.



 


SP–Art - Feira Internacional de Arte de São Paulo

Acontece entre os dias 6 e 10 de abril a SP–Arte no Pavilhão da Bienal, o maior encontro de arte e design do país. Nesta feira estarão reunidas galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, além de colecionadores, profissionais e amantes da arte que poderão aproveitar, além das milhares de obras de arte trazidas pelos expositores, conversas sobre o fazer artístico, lançamentos de livros e visitas guiadas.

A SP–Arte conta com cerca de 130 galerias de arte e mais de 30 estúdios de design, assim como editoras e participações institucionais espalhadas nos três pisos do Pavilhão.

Luca Benites participa junto a DAN Galeria com o solo show NEXUS. O artista tem exclusividade com a galeria e logo no período em que acontece a SP–Arte ele estará inaugurando a exposição NEXUS no novo espaço da DAN Galeria em São Paulo.




 


SP–Art - São Paulo International Art Fair


Luca Benites' new project NEXUS is about to be launched in São Paulo by DAN Galeria during a solo show at SP–Arte 2022. City, by the way, that the artist adopted as a second home, since he lives between Barcelona and São Paulo.


In this installation, Luca presents a harmoniously assembled geometric composition symbolizing connections, in which the artist highlights the importance of the people who passed through his life. The work is made up of 99 pieces of solid brass plated in gold and that refer to “a small city thought almost as a chronology of events, which unfold in a concrete way based on the pure geometry and harmony of forms, all interconnected with each other" , according to the artist.


Aurelien Le Genissel, renowned French curator, points out that NEXUS proposes “a kind of geometric chronology of events, a material and symbolic biography whose meaning emerges from the [inter] relationship of concrete experiences read as a visual map, an enigmatic code or an inner city , as explained by the artist himself”.


Luca is a contemporary artist in constant personal, spiritual and professional growth and the last 20 years are a reflection of his trajectory in the world of arts. greater international repercussion with his project FOGO (2017). In it, the artist burns his 20-year-old collection, 298 works including paintings, small sculptures, models and photographs and starts to produce from the ashes resulting from the burning.

Personal and professional relationships, important moments in his life, artists who inspired him, architecture and his role in his career as an artist are manifested through NEXUS.

Posts recentes

Ver tudo

De Passagem pela Europa

Newsletter #16 Durante o final do mês de julho até o dia 10 de agosto, Luca esteve de volta à Europa para rever pessoas conhecidas,...

Comments


bottom of page